Poluição do Ar
Os sistemas de controle ambiental possuem importância cada vez maior junto às empresas, independentemente de seu campo de atuação.
Tendo em vista a necessidade de controlar a emissão de particulados para atmosfera, reaproveitar matérias-primas, integrar processos de fabricação/industrialização ou atender políticas de respeito ao meio ambiente.
Um sistema de controle ambiental, basicamente é composto por captores e coifas instalados nas fontes de geração de pós. O pó é captado e conduzido por rede de dutos até um coletor de pó tipo Filtro mangas ou cartuchos, ciclones de alta-eficiência e Lavadores de Gases, para a retenção dos particulados e respectiva filtragem do ar. Uma vez o particulado separado do fluxo de ar exaurido, haverá a coleta do produto através de elementos extratos (válvula dosadora e em alguns casos rosca transportadora).
Os sistemas e seus equipamentos são aplicados de modo geral para separação de partículas sólidas, como pigmentos metálicos, fibras vegetais e artificiais, materiais plásticos, adubos, fuligens de caldeiras, minerais, fumos metálicos, pó de calcário, pó de madeira, pó cerâmico, cereais, terra etc.
A MZFLUID considera na seleção dos equipamentos que compõem este tipo de Sistemas que devem ser criteriosamente selecionados levando em consideração o mínimo de manutenções, que implicariam em custos adicionais de produção.